terça-feira, 29 de julho de 2008

Autonomia Energética para os Açores



S. Miguel e Flores foram seleccionados para o desenvolvimento do projecto “Green Islands”. Este é o projecto bandeira do programa MIT – Portugal para a área dos Sistemas Sustentáveis de Energia, no qual o INESC Porto participa como parceiro.

O objectivo é desenvolver um plano estratégico e implementar uma parte do mesmo de forma a transformar estas duas ilhas açorianas em sistemas com elevado grau de autonomia energética. Para isso os transportes vão ser alvo do referido projecto, através da introdução de frotas de veículos movidos a electricidade, principalmente transportes públicos e viaturas de empresas distribuidoras. Além disso, o projecto irá explorar intensivamente soluções de armazenamento de energia, envolvendo simultaneamente a utilização de soluções avançadas de gestão e controlo do sistema eléctrico de cada ilha.

Isto representa o aumento do grau de autonomia energética destas ilhas, que será realizado através da maximização da produção de energia eléctrica a partir de recursos energéticos renováveis (sobretudo geotérmicos e eólicos), e através do aumento da eficiência energética ao nível da procura. Desta forma, estas duas ilhas irão ficar dotadas de sistemas quase energeticamente autónomos, devido a este projecto.


As ilhas parecem ser excelentes laboratórios reais, nos quais se podem organizar e demonstrar novas metodologias para uma transformação económica e ambientalmente sustentável de soluções inovadoras no domínio energético.

JornalDiario, 29 de Julho de 2008

Sem comentários: