quinta-feira, 10 de julho de 2008

Associação Négawatt



O consumo de energia está hoje no centro das atenções de todos aqueles que se preocupam com o nosso planeta.
O consumo mundial de energia permaneceu durante muito tempo estável, enquanto o homem utilizava a energia apenas para a sua sobrevivência. A partir de 1850, a Revolução Industrial provocou um aumento brutal das necessidades de energia, agravado depois com o aumento do nível de vida e o crescimento simultâneo da população.
A situação é, hoje, alarmante. As desigualdades, o crescimento não controlado do consumo de energia, o aumento da poluição do ambiente e o desperdício dos recursos fósseis limitados são os principais factores responsáveis por esta realidade.
Actualmente, consumimos muita energia e, ao ritmo deste nosso consumo, de que recursos energéticos disporemos no futuro? Como quebrar com este comportamento irresponsável sem reduzir a nossa qualidade de vida?
Existem muitas respostas, simples, de bom senso, imediatamente aplicáveis por todos. Estas respostas baseiam-se na eficiência energética, isto é, na redução da quantidade de energia necessária para um mesmo serviço e no uso de todas as formas de energias renováveis, pois só assim será possível evitar tanto desperdício de energia e caminhar para um futuro energético sustentável.
Um futuro energético assim é o que pretende a Associação Négawatt. Esta associação tem por objectivo promover e desenvolver o conceito e a prática de “Négawatts” em todos os níveis da nossa sociedade, ou seja, promover a redução dos consumos de energia, o desenvolvimento da eficiência energética, das economias de energia e das energias renováveis. Deseja assim contribuir para a protecção da nossa biosfera, para a preservação e divisão equitativa dos recursos naturais, para a preservação da saúde e da qualidade de vida.
Através do seu apelo “Négawatt”, a associação sugere-nos mudar o nosso olhar sobre a energia, para melhor consumir em vez de consumir mais, divulgando assim um recurso, novo e escondido, mas gigantesco: os “Négawatts”. Este recurso representa a energia não consumida graças a uma utilização mais moderada e mais eficiente da energia.
Produzir menos watts é falar de produção de “négawatts”e produzi-los é, portanto, romper com os nossos maus hábitos, evitando o desperdício.
Longe do retorno à vela ou ao candeeiro a petróleo, pretende-se então “caçar” watts inúteis graças ao uso mais eficiente da energia e recorrer ao uso das energias renováveis.
Existem verdadeiras reservas de “négawatts” e em quantidades consideráveis, superiores a metade da produção mundial actual de energia. São soluções já hoje disponíveis, fiáveis e de vantagens múltiplas: ausência de poluição, criação de empregos, responsabilidade, solidariedade, etc.
Esta nova abordagem da questão energética apresenta três componentes fundamentais :
- A sobriedade energética em todos os níveis da organização da nossa sociedade e nos comportamentos individuais para eliminar os desperdícios absurdos. Apoia-se na responsabilização de todos, do produtor ao cidadão;
- A melhoria da eficiência energética dos nossos edifícios, dos meios de transporte e de todos os equipamentos que nós utilizamos para reduzir as perdas e para melhor usar a energia;
- Por fim, o aproveitamento das energias renováveis, por definição inesgotáveis, descentralizadas e com fraco impacto no nosso ambiente. Só a utilização de energias renováveis permite equilibrar as nossas necessidades com os recursos do nosso planeta.
Segundo o apelo da associação, não há razão para retardar mais a nossa caminhada em direcção a um equilíbrio tão vital. O tempo pressiona para nos empenharmos nesta diligência: as três décadas que virão serão cruciais para quebrar com o crescimento desmesurado dos nossos consumos e realizar uma verdadeira solidariedade entre as pessoas através de um modelo energético equitativo.
A associação “Négawatt” pretende fazer compreender que os “négawatts” são acessíveis a cada um de nós e que o percurso proposto seja registado de maneira prioritária e durável nas opções políticas.
Para a concretização do seu objectivo, a associação oferece como meios de acção a pesquisa, a produção e a difusão de informação, bem como a organização de mudanças de toda a natureza.
Para descobrir, reflectir, debater e agir, a associação tem à disposição de todos uma página na Internet, na qual disponibiliza importantes documentos e apresenta também diversas sugestões essenciais para a produção de “négawatts”.
Para mais informações sobre esta associação, consultar a sua página Web.

Sem comentários: