domingo, 20 de abril de 2008

Quanto Custa a Electricidade?

Observa a factura acima referente a um consumidor doméstico de electricidade e responde às seguintes questões:



1- Qual o valor da potência contratada e o seu custo mensal?


2- Que energia foi consumida, em Fevereiro, e qual o custo do kWh naquele mês?

3- Qual o valor da taxa paga à DRCIE- Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia?

4- O consumidor em questão poderia ter em sua casa a funcionar ao mesmo tempo 10 lâmpadas de 100 W, uma máquina de lavar de 3000 W, uma máquina de secar roupa de 3500 W?

TEXTO DE APOIO

Numa factura de electricidade (para além da Contribuição audiovisual, da taxa paga à DRCIE- Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia, do IVA e do imposto de selo) há a duas partes: uma que está relacionada com a potência contratada e outra com a quantidade de energia consumida.

A potência contratada

Esta componente da factura traduz-se num valor que temos que para à empresa fornecedora mesmo se, num mês de férias, numa casa não tivermos nenhum aparelho ligado. E por que razão paga-se sem consumir?

Porque a empresa tem a obrigação de satisfazer os consumidores e para isso tem despesas que são fixas como (aparelhos, como geradores, linhas eléctricas e funcionários).

Mas, o que é a potência? E como se sabe o valor da potência de cada aparelho?

É a energia que cada aparelho, que temos, consome por unidade de tempo. Para se saber a potência de cada um deles, basta procurar no aparelho um número seguido de W, que significa watt (lê-se “uóte”).

Para sabermos a potência a contratar, precisamos de ter em consideração a potência dos aparelhos eléctricos que se tem em casa e calcular a potência total de todos os que pretendemos que funcionem em simultâneo. A potência a contratar expressa-se em kVA (lê-se “Kávêá”) e embora não seja o mesmo que kW (quilowatt), podemos considerar que é “quase igual”. Vejamos um exemplo:

Questão

Tenho em casa 1 frigorífico de 3000 W, uma máquina de lavar de 2000 W, um televisor de 150 W e 5 lâmpadas de 75 W que pretendo que estejam a funcionar ao mesmo tempo. Sabendo que entre as potências a contratar disponíveis pela EDA existe a de 3,45 kVA, a de 6,9 kVA e a de 10,35 kVA, que potência devo escolher?

Resposta

Vou somar a potência de todos os aparelhos:

P Total = 3 000 + 2 000 + 150 + (5 x 75) = 5 525 W

Passando para:

P Total = 5 525 W = 5,525 kW (1 kW = 1 000 W)

Assim, devemos escolher a potência disponível logo acima do valor da soma total das potências de todos os aparelhos que queremos que funcionem ao mesmo tempo, que é no caso presente a de 6,9 kVA.

Sem comentários: