terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Preço da electricidade sobe 5,5% nos Açores



Foto Extraída daqui: http://ricardouk.blogspot.com/
Já para Janeiro : Preço da electricidade sobe 5,5% nos Açores

Os açoreanos vão pagar mais 5,5% pela electricidade em 2009. De acordo com um comunicado da ERSE Entidade Reguladora do Sector Eléctrico que ontem foi tornado público, esta á a média de aumentos para os Açores. Trata-se do aumento com maior percentagem a nível nacional, já que o aumento na Madeira vai ficar pelos 4,4%, em média e no Continente queda-se pelos 4,9%.
A ERSE justifica estas diferenças pelo facto de as estruturas de consuma serem distintas, entre o Continente, Madeira e Açores, mesmo dentro da política de convergência de tarifário eléctrico que foi definida e que tem vindo a ser implementada, apesar de o Governo de Lisboa ainda não ter este assunto regularizado para com a Região Autónoma.
Recorde-se que os valores que ontem foram divulgados estão muito para além da inflação esperada, numa altura em que a componente do fornecimento dos combustíveis que ainda a maioria da produção de electricidade nos Açores, está em forte baixa
Entretanto e de acordo com a mesma fonte, com vista à obtenção de um sistema tarifário mais eficiente e minimizador de subsidiações cruzadas entre consumidores, a aprovação das tarifas inclui a adequação dos períodos horários actualmente utilizados para o ciclo diário em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.
Os novos períodos horários pretendem ser mais adequados à actual realidade do mercado tendo em conta, nomeadamente, a integração no MIBEL, que permite algum desfasamento horário dos períodos de maior procura face aos que estão em vigor.
Os novos períodos horários são mais vantajosos, nomeadamente para os consumidores domésticos na medida em que o período de vazio nocturno de preços mais baratos é antecipado 1 hora, passando a iniciar-se às 22H00.
São oferecidas aos consumidores tarifas de energia eléctrica com estruturas distintas, como a Tarifa Simples em que valor da energia consumida apresenta um único preço independentemente do período horário de consumo; a tarifa Bi-horária na qual o valor da energia consumida apresenta dois preços distintos consoante o período horário de consumo seja de Vazio (horas de preços de energia reduzidos) ou Fora de Vazio (horas de preços de energia mais elevados) e ainda a tarifa tri-horária.
Segundo a ERSE, sem convergência tarifária em todo o país, o aumento do preço da energia no Continente ficaria por 2,7%, contra os 4,9% que vão acontecer, enquanto que nos Açores seria um aumento de 63,5% e na Madeira, de 52,3% para proporcionar os proveitos actualmente permitidos às respectivas empresas.

Correio dos Açores, 16 Dezembro 2008

2 comentários:

Desambientado disse...

Por obséquio,
Faça um presépio,
Tenha um Natal,
De amor fraternal.
Mantenha os petizes,
Cobertos de amor,
Protegidos, felizes,
Sem eleição de cor.

Nesse seu presépio,
Deite o seu menino
No aurículo ou ventrículo
Do seu coração.
Um Natal a sério,
Também é um hino,
Ou um bom estímulo,
À fraternal comunhão.

Votos de que neste Natal o egocentrismo entre em crise e que haja uma pandemia de saúde.

Desambientado disse...

Votos de um feliz 2009, Ano Internacional da Astronomia. Que os astros se conjuguem para lhe trazer tudo de bom.

Não se perca a felicidade,
Ou os anseios de amizade,
No Novo Ano ansiados,
Mas sempre retardados,
Pela guerra que se faz,
Sob este manto de estrelas,
Sem se perceber que há nelas,
Um desejo de cheiro a paz.

Félix Rodrigues