quinta-feira, 8 de maio de 2008

EDA VAI DISTRIBUIR 150 MIL CHEQUES



Ao aderirem ao programa da EDA de mudança de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, os consumidores vão ver cair os valores das suas facturas da electricidade em percentagens que nunca imaginariam. Com esta acção, a empresa pretende fazer uma poupança de 9,3 GigaWattsh/ano de energia.

A Empresa de Electricidade dos Açores está a emitir 150 mil cheques de 1,5 euros cada numa campanha de racionalização de energia que vai chegar, no mínimo, a 37.500 consumidores espalhados pelas nove ilhas da Região se cada consumidor substituir o número máximo de lâmpadas permitido.
Cada um dos consumidores pode receber quatro cheques de 1,5 euros cada desde que substitua quatro lâmpadas incandescentes entre 60 e 100 Watts por igual número de lâmpadas fluorescentes compactas até 20 Watts.
A campanha foi apresentada pela responsável do Departamento Técnico-Comercial da EDA, Ana Gonçalves, no decorrer do seminário Eficiência Energética promovido pela direcção regional do Comércio, Indústria e Energia enquadrado nas comemorações do Mês da Energia que está a decorrer na Região.
Esta iniciativa da empresa é apoiada pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica estabelecido pela ERSE, Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Poupanças de energia

Este programa pretende fomentar a redução de consumo de energia eléctrica em iluminação junto dos clientes de baixa tensão da EDA e, de harmonia com as explicações de Ana Gonçalves, consiste na prestação do mesmo serviço de iluminação utilizando lâmpadas menos consumidoras (Lâmpadas fluorescentes compactas), induzindo poupanças de energia de cerca de 80%.
A responsável está ciente que este programacombina uma boa iluminação com economia de energia e consequente redução da factura de electricidade.
Como realça, uma lâmpada fluorescente compacta permite a redução das emissões de CO2 (gás percursor do efeito de estufa e consequentemente das alterações climáticas) e uma lâmpada fluorescente compacta dura em média 8 vezes mais do que uma lâmpada incandescente convencional.
É um programa que se destina a qualquer titular de contrato de fornecimento de energia eléctrica em baixa tensão com a EDA e pretende constituir um primeiro e decisivo passo para uma iluminação 100% eficiente na Região Autónoma dos Açores, afirma Ana Gonçalves.

Ganho de 9,3 gigas/h por ano

O consumidor entrega as suas quatro lâmpadas incandescentes numa loja da EDA.
Em troca recebe vales de desconto, no valor de 1,5 euros cada, para aquisição de lâmpadas fluorescentes compactas até 20 Watts. Um vale de desconto só pode ser utilizado na compara de uma lâmpada fluorescente compacta a um preço atractivo no mercado.
Pretende-se desencadear o processo de substituição sistemática de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas visando, a prazo, a erradicação da iluminação incandescentes da Região Autónoma dos Açores, explica Ana Gonçalves.
O objectivo é substituir 150 mil lâmpadas incandescentes de 60, 75 e 100 Watts (média de 75 Watts) por lâmpadas fluorescentes compactas com potências de 11, 15 e 20 Watts (média de 18 Watts).
Com esta acção, a Empresa de Electricidade dos Açores quer reduzir a potência de ponta pedida às redes eléctricas de 8,5 MegaWatts e obter um ganho anual em termos de energia poupada de 9,3 GigoWattsh/ano, considerando a poupança anual por lâmpada de 62 kiloWatts por hora.

(texto extraído da página Web do Correio dos Açores, de 8 de Maio de 2008)

PS- A minha dúvida é se as lâmpadas serão disponibilizadas a um preço atractivo. Vou tentar informar-me (Teófilo Braga)

Sem comentários: