quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Parque Eólico de Nordeste


Depois de obtida Declaração de Impacto Ambiental, EDA aguarda licenciamento do projecto por parte da Direcção Regional de Energia para lançar concurso público internacional para aquisição dos aerogeradores

Está em consulta pública o projecto do Grupo EDA de implantação de um parque eólico na zona dos Graminhais, no Concelho de Nordeste, um investimento estimado em 14,5 milhões de euros que deverá estar concluído no Verão de 2011.
A EDA pretende instalar dez aerogeradores de 850 kW, numa primeira fase de desenvolvimento do projecto, e outros seis de 1000 kW na segunda fase, estando ainda prevista, numa terceira fase, a substituição dos aerogeradores de 850 kW por outros de 1500 kW.
Com uma potência final de 21 mil kW, espera-se que o projecto evite o consumo anual de 4626 toneladas de fuel e, consequentemente, a não emissão de 14,3 mil toneladas de CO2 para a atmosfera.
No prazo de quinze dias (a contar de dia 21 de Outubro), os interessados poderão consultar a documentação na Direcção de Serviços de Energia (Rua do Mercado nº21) e na secretaria da Câmara Municipal de Nordeste, e apresentar opiniões públicas contrárias ao projecto, se for caso disso.
Esta fase ocorre depois do projecto já ter sido sujeito a Avaliação de Impacte Ambiental e ter obtido também uma Declaração de Impacte Ambiental válida para a implementação do projecto. Isto mesmo depois da Sociedade Portuguesa do Estudo das Aves (SPEA) ter levantado algumas dúvidas sobre o impacto ambiental do parque eólico na zona prevista.
Segundo o gabinete de imprensa da EDA, o grupo aguarda o licenciamento do projecto por parte da Direcção Regional do Comércio, Indústria e Energia, para lançar depois o concurso público internacional para a aquisição dos aerogeradores.
Quando os aerogeradores estiverem escolhidos, fica também definido o tipo de fundações e o modo de ligação à rede eléctrica, uma vez que cada fabricante tem variações sobre os outros.
Como o prazo de entrega dos aerogeradores demora entre um e um ano e meio, durante esse período serão efectuadas as empreitadas de construção civil, a empreitada de fornecimento de equipamento de média tensão e ainda a que respeita à construção da linha de interligação, sendo que todas estas obras terão de estar prontas na fase de entrega e montagem dos aerogeradores, que terá de decorrer durante o Verão.||

Paula Gouveia, Açoriano Oriental, 22 de Outubro de 2008

Sem comentários: