quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Geoternia na Terceira a passo de caracol


Os deputados do PSD da Assembleia Legislativa eleitos pela Terceira querem as saber as razões porque o projecto geotérmico da ilha não avança.
Num requerimento remetido ontem ao parlamento açoriano, os deputados Clélio Meneses, António Ventura e Carla Bretão questionam o Governo Regional sobre “quantos furos de prospecção para já foram realizados até à presente data” e se existem “estudos de impacto ambiental” na área onde a empresa Geoterceira está a efectuar os trabalhos.
Os parlamentares sociais-democratas questionam também o executivo açoriano sobre se existem dados recolhidos através dos furos de prospecção que permitam uma conclusão sobre a viabilidade para a produção de energia geotérmica na Terceira.
“A energia geotérmica constitui um recurso endógeno muito importante para a Região, e que pode contribuir, decisivamente, para a maior autonomia energética”, referem os deputados sociais-democratas da Terceira.
No requerimento remetido ao executivo açoriano os deputados do PSD afirmam que “o projecto da Geoterceira começou em 2000, com estudos geofísicos, pelo que, oito anos passados, importa fazer um balanço do que foi conseguido”.
O documento enviado à Assembleia Legislativa recorda, também, que “em Maio de 2006 foi assinado o contrato de prospecção, para ensaio e avaliação de dois poços, entre a Geoterceira e a empresa sondadora “Iceland Drilling”, tendo a tutela anunciado “que os resultados dos citados poços seriam conhecidos nos primeiros meses de 2007 e que estes determinariam a viabilidade da produção de energia geotérmica na Terceira”.
Sendo assim, os deputados pedem a divulgação dos resultados dos furos e se os mesmos vão no sentido de a Terceira passar a ser a segunda ilha dos Açores a dispor de energia geotérmica.
Central em 2011
Recorde-se que a Geoterceira, empresa detida pela EDA e pela EDP, desenvolve o Projecto Geotérmico da Terceira desde 2000, que compreende a execução dos poços de produção e a construção de uma central geotérmica de 12 MW.
Com a entrada em exploração desta central, prevista pela Geoterceira para o final de 2011, estima-se que essa fonte natural de energia seja responsável por 38 por cento na estrutura de produção da ilha.

Fonte: Diário Insular (http://www.diarioinsular.com/)